2004/11/25
Música: Ao som dos teus afectos

Atrevo-me a dizer que me aninhei na manta do sofá (a propósito, tenho de comprar outra) e me deixei levar pelos sons deste filho feito em Belgais. Rasgos de génio, sons de aconchego, ternura, conforto puro. Chegamos a pensar ao ritmo das mãos do Bernardo.
Indigo é tão íntimo que por vezes damos por nós a pensar sem vergonha, sem limites... É uma espécie de "passe social" para o sonho. A tarifa não aumenta, mas o que cresce é a distância que podemos percorrer. Mais uma vantagem, não tem última paragem.
Se os afectos de nos ligam a quem gostamos emitissem sons, não deveriam ser muito diferentes destes...
2004/11/21
Segundos...

Oscar Wilde
2004/11/20
Entre-aspas: Caminhos...

O texto começa assim:
«Envelheci, sabes? Já não tenho a paciência que sempre gabavas. Estou mesmo velha. Tenho muitas vezes frio e uma vontade enorme de voltar para casa. Os netos cresceram e já não me visitam com frequência, os filhos aparecem, sempre ocupados, como que a cumprir uma obrigação.
Se fosses vivo, farias hojes setenta e cinco anos. (...) Um dia acordei de manhã e estavas morto a meu lado. Sereno, como sempre foste. A príncipio quis convencer-me de que estavas doente, quase jurava que ainda ouvia a tua respiração, mas toquei-te e não tive dúvidas, tinhas partido. Sem aviso, ao contrário do que sempre fazias: até logo à meia-noite. E eu ficava para ali à tua espera, às vezes em casa de um dos filhos, quase sempre na nossa sala, a folhear um jornal. E espreitava-te sonoloenta, quando chegavas, fingia que dormia quando te deitavas e encostavas o teu corpo ao meu. (...)»
Daniel Sampaio, Revista XIS, Jornal Público, 20 de Novembro de 2004
2004/11/11
Música: A 7ª Legião regressa por 1 noite

Achámos todos que a resposta era um "sim" imediato. Primeiro, pelo motivo do concerto, que é organizado pelo Grupo de Acção Comunitária, uma instituição de solidariedade social que procura contribuir para que pessoas com doenças psiquiátricas possam ter cuidados de saúde sem terem que estar internadas em instituições. Depois, pelo concerto em si.
É a primeira vez em muito tempo que a Sétima Legião se volta a juntar e não se prevê que essa reunião se repita no futuro próximo. Vai ser uma oportunidade para vermos o Rodrigo Leão no seu ambiente original, com os companheiros do seu percurso antes da carreira a solo e antes dos Madredeus. Depois, ando curioso para ver os Gaiteiros de Lisboa há muito tempo...
Os bilhetes podem ser comprados no próprio Fórum Lisboa, na Ticket Line ou na FNAC, que é onde eu vou comprar dois bilhetes daqui a pouco...

2004/11/07
Momentos: Deriva

E o longo baloiçar dos coqueirais
Vi lagunas azuis como safiras
Rápidas aves furtivos animais
Vi prodígios espantos maravilhas
Vi homens nus bailando nos areais
E ouvi o fundo som das suas falas
Que nenhum de nós entendeu mais
Vi ferros e vi setas e vi lanças
Oiro também à flor das ondas finas
E o diverso fulgor de outros metais
Vi pérolas e conchas e corais
Desertos fontes trémulas campinas
Vi o frescor das coisas naturais
Só do Preste João não vi sinais
As ordens que levava não cumpri
E assim contando tudo quanto vi
Não sei se tudo errei ou descobri
Sophia de Mello Breyner Andresen
2004/11/02
Teatro: Talvez Camões

A peça vai regressar a partir de 15 de Novembro até ao Natal. Eu por mim, vou repetir! Sem hesitar! Talvez... leve comigo mais 12!
2004/11/01
Filmes: Vai uma dose de McGordura?

Inspirado pelo processo que duas adolescentes moveram contra a McDonalds, Spurlock resolveu fazer uma dieta radical: trinta dias a comer exclusivamente o que a McDonalds tinha para lhe oferecer e a aceitar sempre que lhe propunham o "super size". Os resultados que isso teve para o seu bem-estar físico e psicológico ultrapassaram o que ele próprio e os médicos que o acompanharam esperavam. Há cenas do filmes que são perfeitamente arrepiantes... Vómitos, variações de humor, dependência...
A verdade é que o fast-food tem ganho um espaço cada vez maior na alimentação do mundo ocidental. Também é verdade que a obesidade se está a tornar numa verdadeira epidemia nos Estados Unidos e que o fast-food muito tem contribuído para isso. Mas será a responsabilidade da McDonalds ou de quem escolhe ir lá frequentemente? Será a obesidade um problema em si mesmo ou um sintoma da forma como procuramos desesperadamente encontrar no consumo de qualquer coisa a satisfação que nos falta na nossa própria vida?